Caro leitor, pra muita gente não é novidade que o oxigênio dissolvido é, sem sombra de dúvidas, o parâmetro mais importante na piscicultura e na carcinicultura. O monitoramento das concentrações presentes na água de cultivo é de fundamental importância para o sucesso do desempenho produtivo. Diversos fatores podem alterar a concentração e a saturação do oxigênio dissolvido na água, como por exemplo: quanto maior a concentração de sais dissolvidos na água, menor será a saturação de oxigênio, já quanto menor a temperatura maior será a saturação.
As tilápias, por exemplo, são peixes muito tolerantes a baixos níveis de oxigênio dissolvido, porém isso não quer dizer que não devemos nos preocupar com essas condições. A variação natural das concentrações dentro de um viveiro de cultivo, de águas verdes, mostram que durante o dia os níveis de oxigênio superam facilmente a demanda pela respiração dos organismos presentes. A fotossíntese das algas presentes no ambiente gera o oxigênio como subproduto, tornando os níveis de oxigênio bons para o cultivo, claro em um ambiente bem equilibrado.
Porém, durante a noite as algas não fazem fotossíntese e todo excedente produzido durante o dia será consumido na respiração, inclusive das próprias algas. Quando temos um ambiente desequilibrado, onde os níveis de oxigênio durante o dia chegam ou ultrapassam os níveis de saturação, provavelmente durante a noite essa concentração baixará a níveis críticos. Esse desequilíbrio e a constante permanência dos animais de cultivo em condições críticas prejudica muito o desempenho produtivo, além de abrir portas para enfermidades que podem acabar completamente com o cultivo.
Diante dessas situações será necessário trabalhar com uma aeração complementar ou contínua, dependendo claro da intensidade do cultivo. Este tipo de aeração já deve estar planejada, evitando em casos de situações emergenciais a indisponibilidade de equipamentos para equilibrar o sistema.
Manter os níveis de concentração de oxigênio dissolvido acima de 50% da saturação e um sistema bem equilibrado vai proporcionar um desempenho produtivo alto e seguro. Não deixe de monitorar os níveis diariamente, inclusive mais de uma vez ao dia. Obrigado pela leitura!
Paulo Roberto Pitanga Tavares
Engenheiro de Pesca
Comentários
Postar um comentário